
*promo vídeo realizado pelo nosso membro e piloto Dário Ussumane
Publicado a 11.10.2022
Alterado 03.02.2023
(consultar as alterações no final da página “comments”)
0. INFO
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A Endurance Series – Season 01 será disputada por equipas, sendo admitidas à partida 30 equipas (15 por classe) e contará com seis provas de Endurance com carros da categoria P2 e GTE do simulador: Assetto Corsa.
Nota: Verificando-se um fraco número de inscritos ou baixo número de carros por classes, reserva-se a organização ao ditreito de organizar a grelha por forma a criar maior competitividade. Reserva-se ainda ao direito a organização de adiar ou cancelar o evento se assim o entender.
As inscrições são consoante e a cada prova estipulada no calendário. Deste modo as equipas e pilotos podem ser diferentes a cada prova mediante a respetiva e nova inscrição.
OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar o campeonato.
Recomendamos os carros P2 apenas para pilotos mais experientes, devido à sua operacionalidade e velocidade, quando comparada à classe GT3. Os carros GT3 são mais fáceis de configurar, manusear e geralmente oferecem uma competiçao mais próxima.
1. CALENDÁRIO
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O calendário das corridas será o proposto pela organização. Cada prova terá diferentes durações, com as corridas sendo realizadas aos Sábados, com hora a definir consoante a duração específica de cada evento. Todos os horários detalhados serão informados atempadamente a todos os inscritos por documento Briefing bem como no nosso discord e respetivo canal referente ao evento. As transmissões ficarão a cargo da organização Racing 4 Fun e, nos nossos canais de YouTube , Twitch e Facebook (em simultâneo), com a parceria e colaboração do canal NAMINHATERRA
PROVA | CIRCUITO | LAYOUT | DURAÇÃO | DATA | HORA | OBS |
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1 | Mount Panorama | Bathurst | 90M | 19 Novembro 2022 | 9H:30M pm (WET) | Min. 2 pilotos p/carro |
2 | Shanghai International Circuit | Endurance | 2H | 26 Janeiro 2023 | 9H:30M pm (WET) | Min. 1 / Max. 4 piloto(s) p/carro |
3 | Bahrain International Circuit | Endurance | 3H | 15 Março 2023 | 8H:30M pm (WET) | Min. 1 / Max. 4 piloto(s) p/carro |
4 | Sebring International Circuit | Endurance | 4H | a annunciar | a anunciar (WET) | Min. 1 / Max. 4 piloto(s) p/carro |
5 | Kyalami Circuit | Grand Prix | 6H | a annunciar | a anunciar (WET) | Min. 1 / Max. 4 piloto(s) p/carro |
6 | Circuit de la Sarthe | Le Mans | 8H | a annunciar | a anunciar (WET) | Min. 1 / Max. 4 piloto(s) p/carro |
2. SISTEMA DE PONTUAÇÃO
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Tratando-se de um conjunto de corridas mediante inscrição a cada prova e não um campeonato, não será atribuida qualquer pontuação aos pilotos inscritos, ficando salvaguardados todos os resultados e registos na interface para possivel consulta.
3. REGRAS
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3.1 – Equipas & Pilotos
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Cada equipa terá de ter obrigatoriamente um mínimo de 1 piloto e um máximo de até 3 pilotos por carro, sendo mandatoria a paragem nas boxes de todos os carros cumprindo a respetiva troca de pilotos a cada evento e consoante a duração do mesmo. No caso de um carro contendo exclusivamente 1 só piloto, este deve cumprir a(s) paragem(s) obrigatória(s) nas boxes, cumprindo o tempo total da(s) respetiva(s) ‘long pit(s)’ (troca de piloto) referida(s) consoante e a cada evento, por meio do documento briefing a ser publicado oportunamente.
NOTA: É possível 2 pilotos participarem através do mesmo PC e utilizando a mesma conta STEAM, desde que realizem o número de “Long Pits” de acordo com o número de troca de piloto (driver swap) imposto pela organização consoante cada prova. Informar atempadamente a organização na eventualidade deste cenário.
3.2 – Troca de Piloto (Driver Swap / Long Pit)
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Todo o carro terá de realizar no mínimo uma troca de piloto – ‘driver swap’ ou ‘long pit’ durante a corrida, sendo que nenhum piloto poderá realizar mais do que uma percentagem a deliberar da duração máxima da corrida.
Exemplo: 4 horas = 240 minutos X 60% = 144 minutos por piloto
NOTA: O exemplo acima é meramente demonstrativo, sendo que todos os stints serão devidamente analisados pela organização, consoante a extensão de cada prova e pilotos inscritos por carro. A decisão será previamente anunciada a todos os pilotos inscritos através de documento Briefing escrito a cada prova.
3.3 – Infrações e Incidentes
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Todas as infrações cometidas durante a corrida e qualificação, serão sancionadas pela nossa APP: Real Penalty v1.02.00, devidamente configurada, atribuindo automaticamente penalizações, em tempo real. Todos os restantes incidentes de corrida, serão revistos por membros da comissão organizadora, mediante o envio de Report, através do formulário no respetivo menu do campeonato, no site. O envio do report deverá ser efetuado num prazo máximo de 24h após terminado o evento.
OBS: Todo o carro e piloto reportados serão posteriormente contactados pela organização, podendo assim justificarem-se e apresentar a sua possível defesa.
NOTA:: Qualquer decisão será posteriormente apresentada aos pilotos e carros envolvidos e, todas as penalizações necessárias serão atribuídas até ao evento seguinte.
3.4 – Comportamentos em Pista
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Alguns comportamentos e conceitos a ter em pista e, com todos os intervenientes que nela constam. Algumas regras de etiqueta desportiva, a que todos devem proceder e respeitar. Aconselhamos vigorosamente a atenta leitura e cumprimento do conteúdo no documento.
4. INTERFACE & SERVIDOR
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Utilizaremos a interface e manager: ACSM – Assetto Corsa Server Manager, aqui constará toda a informação dos participantes, classificação, resultados de corrida, Live Timing e Live Map, bem como toda a logística das Provas e respetivas sessões.
5. FORMATO DAS SESSÕES
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5.0 – Free Testing & Free Practice
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O servidor estará aberto 24/7, para que possam testar os carros (em uma pista que não as referenciadas no campeonato) e, ao Real Penalty, estando dependentes apenas do vosso horário e disponibilidade pessoal. O servidor encontra-se acessível através do Site, Menu » [SERVIDORES] » R4F | Endurance Series | S01
5.1 – Treinos Livres (Oficiais) – ‘Required Looping Practice Laps’
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De modo a garantir uma boa qualidade das corridas, todo o piloto tem obrigatoriamente de completar 20 voltas válidas no servidor de treinos livres (looping server – free practice), de modo a ficar habilitado de poder participar no evento.
NOTA: Os pilotos têm de realizar 20 voltas válidas, até se iniciar a sessão de ‘Warmup’. Se um dos pilotos da mesma equipa falhar o não completar as voltas válidas exigidas nos treinos livres oficiais, a respetiva equipa e seus pilotos ficarão impedidos de participar no evento, não conseguindo entrar já na sessão de ‘Warmup’.
OBS: Confirmar as voltas válidas no sTracker – link (botão) inserido no live timing da interface ACSM.
Ao falhar cumprir com a diretiva o(s) piloto(s) em incumprimento fica(m) automaticamente impedido(s) de tomar parte no evento.
5.2 – Reinício do Servidor
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A poucos minutos do início do evento oficial e, respetiva sessão de “Warmup” o servidor será reiniciado por forma a se evitar e colmatar possíveis eventualidades, tentando garantir a melhor performance e funcionalidade do respetivo.
5.3 – Warmup
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A sessão inicia-se 30 minutos antes da sessão de Qualificação. Uma vez na sala / servidor, não mais necessitam sair da mesma, sendo que todas as sessões transitam entre si automaticamente.
*Todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e, prontamente nos horários respetivamente definidos.
5.4 – Qualificação
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A sessão de qualificação será realizada no dia do evento ou em dia alternativo mediante a respetiva duração do evento em questão. As diferentes classes (P2, GTE) ficarão separadas durante a sessão, não se encontrando em pista por forma a se evitar constrangimentos de andamento e velocidades. Cada equipa deverá definir qual o piloto a realizar a sessão de qualificação, este deve realizar a respetiva na sua totalidade. A abertura do servidor para a respetiva sessão de qualificação, marcará o início da mesma. Os melhores tempos válidos dos vários carros irão ditar a ordem de partida para a corrida.
- Os carros que não estiverem a realizar uma volta rápida, devem deixar passar os carros que vêm atrás e que possam estar a realizar a sua volta rápida. Qualquer situação em pista identificada ou reportada devido ao desrespeito desta regra, pode levar a uma penalização após corrida.
- Os carros que não realizarem a qualificação ou que não conseguirem realizar uma volta rápida, irão arrancar do fim da grelha de partida, não obstante a respetiva classe.
NOTA: Aos pilotos e equipas não participantes na sessão de qualificação é mandatória e requerida a realização de 15 voltas válidas no servidor e respetiva sessão de Treinos livres, por forma a conhecer e interiorizar o layout do circuito, curvas, pontos de travagem e de ultrapassagem. Ao falhar cumprir com a diretiva a organização reserva-se ao direito de excluir os pilotos e equipas em incumprimento de realizarem a respetiva prova.
5.5 – Waiting Time
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Entre as sessões de qualificação e a corrida haverá um período de 180 segundos para que os pilotos possam reentrar na sala rever a sua estratégia e preparar-se para a corrida.
5.6 – Corrida
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Cada evento terá uma duração de corrida a ser anunciada previamente. Todo o carro tem obrigatoriamente de realizar troca de piloto (driver swap ou long pit) consoante a duração e diretivas do respetivo evento.
OBS: As equipas têm a liberdade de realizar as paragens na box para troca de pneus e/ou reabastecimento consoante a sua tática ou preferência.
Hora na Pista: (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round) Condições da Pista (Grip): 98% c/ evolução a partir da 5ª Volta Temperaturas (Ambiente e Asfalto): Consoante as reais no determinado circuito em questão, podendo ser consultadas aqui. Fuel Rate: 100% Damage: 100% Tire Wear Rate: 100% Partida: Standing / Rolling Start (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round) Result Screen Time: 90s (segundos no ecrã dos resultados entre as sessões de corrida) Race Over Time: 180s (tempo restante em segundos para terminar a corrida a partir do momento em que o primeiro passa na linha de chegada) |
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O Setup é livre, ficando o mesmo ao critério de cada equipa e pilotos. Não será permitida qualquer tipo de coação por parte das equipas. Quaisquer ação em inconformidade ao último parágrafo e, influenciando na classificação final da corrida, será devidamente analisada pela organização e punida de acordo.
BACK TO PITS
Não é permitido utilizar a função “Back to Pits” e voltar à pista após isso. Quem o fizer, será desqualificado (DSQ) – ficando com o carro inamovível nas boxes. Esta inibição estará ativa nas sessões de Qualificação e Corrida.
Só é permitida a utilização desta opção após ter entrado devidamente com o carro nas boxes e, parando no vosso respetivo lugar. Só assim podem fazer uso do [ESC] – back to pit, podendo depois então realizar quaisquer possíveis ajustes ao vosso setup. Qualquer utilização desta opção enquanto ainda em pista resultará num automático “Teleport to pits”, sem a possibilidade de poder retornar à pista, ficando com o carro inamovível nas boxes.
OBS: em caso de infração durante a sessão de qualificação, o vosso tempo continua a contar até ao término da sessão e, terá tido em conta para a grelha de partida para a corrida.
NOTA: na eventualidade de motor partido e/ou ficando com o carro parado em pista, DEVEM retirar o mesmo da pista através da opção: [ESC] back to pit, tendo em mente que obtém automaticamente a respetiva penalização.
5.7 – Briefing
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É recomendada a presença no nosso Discord de todos os pilotos e equipas inscritas no campeonato, aquando da realização das respetivas provas, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
NOTA: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento em questão, e não na hora do respetivo.
5.8 – Checksum Carro & Pista
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Num intuito de se controlar quaisquer possíveis modificações aos ficheiros quer dos carros bem como das pistas originalmente fornecidos pela organização, ao entrar no servidor o sistema fará uma auto verificação a todo o vosso conteúdo. Em caso de alguma incorreção ou alteração por parte do participante, este ficará automaticamente impedido de entrar na sala e de respetivamente participar no evento.
Apelamos a todos os participantes para que não alterem em nada o conteúdo (carros, pistas, apps…) fornecido pela organização, de forma a se evitar possíveis situações desagradáveis.
5.9 – ACSR “Assetto Corsa Skill Ratings”
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Todos os resultados das sessões (Qualificação + Corridas) a contar para o campeonato, serão exportadas para o referido sistema de ratings. Podem consultar o respetivo em: Assetto Corsa Skill Rating, efetuar o Login através da vossa conta na Steam e consultar os vossos resultados e ratings.
Este método é fundamente e será tido em conta por parte da organização, aquando da realização de futuros campeonatos ou eventos e, no ‘escrutínio’ de escolha dos pilotos inscritos, tendo em conta o respetivo ‘rating’ (skill / safety).
6. SKINS
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Disponibilizaremos atempadamente um template default, contendo toda a publicidade mandatória e a constar em cada carro. Esta publicidade estará afixada nos devidos lugares do carro previamente determinados pela organização, não sendo permitida a sua adulteração ou reposicionamento. A elaboração das ‘skins – pinturas ‘default’ dos carros, ficarão a cargo da ‘Caesar Skins’ e, na pessoa do ‘Júlio Sousa’. Qualquer intenção da vossa parte em obter uma pintura personalizada, podem entrar em contacto com o Júlio Sousa através do nosso Discord ou da sua página de Facebook.
OBS: Os templates ficarão disponíveis na respetiva aba abaixo ‘Skin Templates’.
A entrega de skins personalizadas deve ser realizada atempadamente e antes do evento se realizar, com envio de todos os ficheiros necessários e essenciais, compactados em 1 ficheiro apenas (7z; rar; zip) e, desde que em conformidade com as normas da Racing 4 Fun, abaixo enunciadas:
*(quaisquer skin em inconformidade com as indicações e normas; ficheiros do carro adulterados ou com erros, será automaticamente eliminada, sendo providenciada uma skin default).
OBS: Todo o carro deve conter o logo da RACING 4 FUN, bem como dos nossos parceiros no design do mesmo. Serão automaticamente ignoradas quaisquer entregas após a data referida ou, que estejam em inconformidade com o respetivo regulamento em vigor.
Na utilização dos logos, pedimos que tenham em atenção e respeitem as seguintes orientações:
- Na pintura do carro, não devem constar imagens ou linguagem obscena, profanidade, nem referências a outras comunidades, sites ou plataformas. Podem no entanto utilizar logos, imagens e informação de possíveis patrocínios e/ou patrocinadores (a ser avaliado posteriormente pela organização).
- De modo a originar uma consistência, ao enviar uma skin personalizada para um determinado carro, a mesma deve ser compactada em formato .7z / .rar / .zip
- A pasta deve conter todos os arquivos relacionados à edição da Skin do carro mas, não deve ser maior que 10 MB. Isto permitirá que o piloto possa utilizar a skin em outras séries, pois o tamanho “rígido” (total) exigido é de 10 MB.
*Desde já o nosso antecipado agradecimento pela atenção e consideração.
7. REGISTO
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As inscrições são livres e isentas de qualquer valor, abertas a todos os interessados e entusiastas. De salientar que a Endurance Series, sendo um conjunto de provas, a inscrição é mediante cada prova.
Qualquer possível gesto monetário da vossa parte é sempre bem vindo e claro, ajuda-nos a colmatar algumas das despesas que temos com toda a logística por parte do servidor, site e de toda a infraestrutura. Aos interessados em contribuir, podem fazê-lo de várias formas, através de MBWAY / MB ou Transferência bancária / PayPal.
Agradecemos antecipadamente qualquer gesto da vossa parte, lembrando de que todo e qualquer valor será utilizado única e exclusivamente nas despesas e toda a logística da Racing 4 Fun.
OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar a prova.
7.1 – Compromisso
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Tal como nos comprometemos na organização e em toda a logística dos eventos, esperamos igualmente de cada um de vós inscritos o honrar do compromisso realizado. Tomaremos em atenção qualquer falta de consideração ou desrespeito neste sentido, para posterior elegibilidade na participação em futuros campeonatos e/ou eventos organizados pela Racing 4 Fun.
7.2 – As Máquinas ————————–
Foi elaborado um BoP para determinados carros por forma a tornar mais equilibrada a competição. Os valores referênciados podem sofrer alteração caso a organização assim o considere.
(clicar sob o veículo para o maximizar e visualizar a respetiva informação)
MOD: Endurance Series | Season 01 (v1.1)
PISTA: Bahrain International Circuit v2.2
APPS: SOL / CSP | Real Penalty v1.02.00
Os downloads referidos são necessários de modo a participar na series. O servidor já se encontra ON para Free Testing dos carros.
Todo o conteúdo é livre e gratuíto. A Racing 4 Fun não está, deste modo, em qualquer infringimento de possíveis direitos de autor.
ORECA 07 GIBSON | FERRARI 488 EVO | PORSCHE 911 RSR | CHEVROLET CORVETTE C8R | BMW M8 | ASTON MARTIN V8 VANTAGE
Todos os templates realizados pela Caesar Skins. O nosso parceiro encontra-se disponível para vos auxiliar na edição e criação das vossas skins personalizadas. Podem entrar em contacto através da sua página de Facebook ou través do nosso discord pelo nome ‘Julio Sousa#7557’.
Os templates ainda em falta serão brevemente e atempadamente disponibilizados.
3. REGRAS
3.3 – Infrações e Incidentes
Atualização da versão ‘Real Penalty Client App v1.02.00
DOWNLOADS
Introdução do ‘Patch’ – visando retificar alguns campos na informação dos carros.
As inscrições são consoante e a cada prova estipulada no calendário. Deste modo as equipas e pilotos podem ser diferentes a cada prova mediante a respetiva e nova inscrição.
1. CALENDÁRIO
Contamos com a parceria e colaboração do canal NAMINHATERRA.
DOWNLOADS
SKIN TEMPLATES
1. CALENDÁRIO
Data anunciada para a 2ª Prova
7. REGISTO
7.2 – As Máquinas
DOWNLOADS | SKIN TEMPLATES
1. CALENDÁRIO
OBS.: – Minimo 1 piloto por carro
3. REGRAS
3.1 – Equipas & Pilotos
3.2 – Troca de Piloto (Driver Swap / Long Pit)
5. FORMATO DAS SESSÕES
5.6 – Corrida
1. CALENDÁRIO
Reagendada data para a 2ª prova ‘2h Shanghai’
5. FORMATO DAS SESSÕES
5.1 – Treinos Livres (Oficiais) – ‘Required Looping Practice Laps’
5.3 – Warmup
5.9 – ACSR “Assetto Corsa Skill Ratings”
DOWNLOADS
Pista (Bahrain)