Sábado, 27 Julho, 2024

*promo vídeo realizado pelo nosso membro e piloto Dário Ussumane

Publicado a 11.10.2022 (revisado a 20.03.2023)

Alterado 04.07.2023
(consultar as alterações no final da página “comments”)

0. INFO
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A Endurance SeriesSeason 01 será disputada individualmente1 piloto por carro, sendo admitidas à partida 30 inscrições (15 por classe) e contará com seis provas de Endurance com carros da categoria P2 e GTE do simulador: Assetto Corsa.
Nota: Verificando-se um fraco número de inscritos ou baixo número de carros por classes, reserva-se a organização ao ditreito de organizar a grelha por forma a criar maior competitividade. Reserva-se ainda a organização ao direito de adiar ou cancelar o evento se assim o entender.

 

As inscrições são consoante e a cada prova estipulada no calendário. Deste modo os pilotos e/ou equipas podem ser diferentes a cada prova mediante a respetiva e nova inscrição.

OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar a prova.


A organização recomenda os carros P2 apenas para pilotos mais experientes, devido à sua operacionalidade e velocidade, quando comparada à classe GT3. Os carros GT3 são mais fáceis de configurar, manusear e geralmente oferecem uma competiçao mais próxima.

 

1. CALENDÁRIO
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O calendário das corridas será o proposto pela organização. Cada prova terá a duração máxima de 90 minutos, com as corridas sendo realizadas em dia e hora a anunciar. Todos os horários detalhados serão informados atempadamente a todos os inscritos por documento Briefing bem como no nosso discord e respetivo canal referente à prova em questão. As transmissões ficarão a cargo da organização Racing 4 Fun e, nos nossos canais de YouTube , Twitch e Facebook (em simultâneo), com a parceria e colaboração do canal NAMINHATERRA

PROVACIRCUITOLAYOUTDURAÇÃODATAHORAOBS
1Mount Panorama Bathurst90M
19 Novembro 2022
9H:30M pm (WET)
Min. 2 pilotos p/carro
2
Shanghai International Circuit
Endurance2H
26 Janeiro 2023
9H:30M pm (WET)
Min. 1 / Max. 4 piloto(s) p/carro
3
Bahrain International Circuit
Cancelado
Endurance3H
15 Março 2023
8H:30M pm (WET)
Min. 1 / Max. 4 piloto(s) p/carro
4
Sebring International Circuit
Endurance90M19 Abril 2023
9H:30M pm (WET)
Max. 1 piloto p/carro
5Kyalami CircuitGrand Prix90M31 Maio 2023
9H:30M pm (WEST)
Max. 1 piloto p/carro
6Circuit de la SartheLe Mans90M05 Julho 2023
9H:30M pm (WEST)
Max. 1 piloto p/carro

2. SISTEMA DE PONTUAÇÃO

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Tratando-se de um conjunto de corridas mediante inscrição a cada prova e não um campeonato, não será atribuida qualquer pontuação aos pilotos inscritos, ficando salvaguardados todos os resultados e registos na interface para possivel consulta.

3. REGRAS
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3.1 – Equipas & Pilotos
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Cada possivel equipa terá de ter obrigatoriamente um 1 piloto por carro, sendo mandatória uma (1) paragem ‘Long Pit‘ de 180 segundos, não podendo realizar quaisquer altrerações no carro (pneus/combustível/arranjos) e, cumprindo o respetivo tempo estabelecido de 180 segundos até poder sair das boxes retomando à corrida.

3.2 – Paragem Mandatória (Long Pit)
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Todo o carro / piloto terá de realizar uma paragem ‘Long Pit’ mandatória de 180 segundos. Uma vez não existindo ‘Driver Swap’ – troca de piloto, vamos simular a mesma forçando a que todos os carros tenham obrigatoriamente de parar na box podendo simultaneamente realizar quaisquer altrerações no carro (pneus/combustível/arranjo-danos) desde que cumprindo o tempo estabelecido de 180 segundos até poder sair das boxes retomando à corrida.
NOTA: Não é permitido sair – reentrar no servidor. Todo o piloto / carro que sair e reentrar no servidor será desclassificado – DSQ da prova.
OBS: Todas as vezes que ingressarem nas boxes, visualizarão o overlay do countdown ‘regressivo’ relativo ao ‘long pit’. Uma vez tendo já realizado o respetivo podem prosseguir com a vossa corrida sem mais se preocupar de fazer cumprir o ‘long pit’ – desde que este indique a realização do mesmo (1/1).

3.3 – Infrações e Incidentes
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Todas as infrações cometidas durante a corrida e qualificação, serão sancionadas pela nossa APP: Real Penalty v1.02.00, devidamente configurada, atribuindo automaticamente penalizações, em tempo real. Todos os restantes incidentes de corrida, serão revistos por membros da comissão organizadora, mediante o envio de Report, através do formulário no respetivo menu do campeonato, no site. O envio do report deverá ser efetuado num prazo máximo de 24h após terminado o evento.
NOTA: Consideramos válidas todas as situações quando reportadas mediante o uso do replay no seu respetivo formato original, desconsiderando o formato de stream ou outros. A salvaguarda do(s) ficheiro(s) replay da(s) prova(s) fica(m) a cuidado de cada um dos intervenientes. Qualquer decisão será posteriormente apresentada aos pilotos e carros envolvidos e, todas as penalizações necessárias serão atribuídas até ao evento seguinte.
OBS: Todo o carro e piloto reportados serão posteriormente contactados pela organização, podendo assim justificarem-se e apresentar a sua possível defesa.

A organização reserva-se ao direito de decidir sobre qualquer assunto omisso a este regulamento, bem como de analisar e/ou sancionar qualquer situação merecedora de intervenção direta antes, durante ou após o evento – indo contra a boa conduta de corrida, desportivismo, etiqueta ou outros.

3.4 – Comportamentos em Pista
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Alguns comportamentos e conceitos a ter em pista e, com todos os intervenientes que nela constam. Algumas regras de etiqueta desportiva, a que todos devem proceder e respeitar. Aconselhamos vigorosamente a atenta leitura e cumprimento do conteúdo no documento.


4.
INTERFACE | SERVIDOR | APPS
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Utilizaremos a interface e manager: ACSM – Assetto Corsa Server Manager, aqui constará toda a informação dos participantes, classificação, resultados de corrida, Live Timing e Live Map, bem como toda a logística das Provas e respetivas sessões. 

4.1 – Real Penalty
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Todos os pilotos devem ter a correta versão da aplicação ‘Real Penalty v1.02.00‘ devidamente instalada e ativada. Esta aplicação será forçada por parte do servidor a todos os intervenientes durante as provas. A incorreta versão, instalação ou não ativação resultará em ‘auto kick’ – expulsão imediata do servidor (sala).

4.2 – SOL Weather & CSP (Custom Shaders Patch)
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Todos os pilotos devem ter a última versão do SOL Weather (para proceder ao download necessitam realizar registo/login na página do RD) devidamente instalada, encontram aqui um manual – guia instruindo a uma correta instação. Necessitam ter ainda o CSP – Custom Shaders Patch que encontram referido no decorrer da instalação do SOL Weather. Ambas as aplicações serão forçadas por parte do servidor a todos os intervenientes durante as provas.
NOTA: No seguimento de um bom e normal funcionamento do tempo / clima e hora reais, poderá ser forçado por parte do servidor uma versão do CSP a todos os intervenientes durante a prova.

5. FORMATO DAS SESSÕES
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5.0 – Free Testing & Free Practice
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O servidor estará aberto 24/7, para que possam testar os carros (em uma pista que não as referenciadas no campeonato) e, ao Real Penalty, estando dependentes apenas do vosso horário e disponibilidade pessoal. O servidor encontra-se acessível através do Site, Menu » [SERVIDORES] » R4F | Endurance Series ‘Testing Server’

5.1 – Treinos Livres (Oficiais) – ‘Required Looping Practice Laps’
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De modo a garantir uma boa qualidade das corridas, todo o piloto tem obrigatoriamente de completar 15 voltas válidas no servidor de treinos livres (looping server – free practice), de modo a ficar habilitado de poder partiacipar no evento.
NOTA: Os pilotos têm de realizar 15 voltas válidas, até se iniciar a sessão de ‘Warmup’. Quem até à sessão de ‘Warmup’ não tiver realizado as 15 voltas válidas, automaticamente não constará na ‘Entry List’ para o evento, não conseguindo entrar já na respetiva sessão.
OBS: Confirmar as voltas válidas no sTracker – link (botão) inserido no live timing da interface ACSM.
Ao falhar cumprir com a diretiva o(s) piloto(s) em incumprimento fica(m) automaticamente impedido(s) de tomar parte no evento.

5.2 – Reinício do Servidor
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Ao longo do dia da prova, antes do início do evento oficial e respetiva sessão de “Warmup” o servidor será reiniciado por forma a se evitar e colmatar possíveis eventualidades, tentando garantir a melhor performance e funcionalidade do respetivo.

5.3 – Warmup
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A sessão inicia-se 60 minutos antes da sessão de Qualificação. Uma vez na sala / servidor, não mais necessitam sair da mesma, sendo que todas as sessões transitam entre si automaticamente.
*Todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e,
prontamente nos horários respetivamente definidos.

5.4 – Qualificação
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A sessão de qualificação será realizada em servidor aberto a todos os pilotos previamente inscritos na prova, com uma duração total de 22 minutos, iniciando-se às 21:30h.
A sessão de qualificação será separada por classe, sendo atribuídos 10 minutos a cada uma das classes, iniciando-se primeiramente com a classe ‘P2’. Uma vez terminados os primeiros 10 minutos, todos os carros da categoria P2 ao terminar a sua última volta rápida, devem dirigir-se à box e aos seus respectivos lugares. Após um breve compasso de tempo (2m), os carros da categoria ‘GTE’ podem dirigir-se à pista aos 12 minutos do tempo decorrido, por forma a realizar a sua sessão de qualificação, enquanto permanecem na box todos os carros da categoria ‘P2’.
Solicitamos a especial atenção por parte de todos os pilotos com a devida atenção, cuidado e respeito para com todos em pista.

  • Os carros que não estiverem a realizar uma volta rápida, devem deixar passar os carros que vêm atrás e que possam estar a realizar a sua volta rápida. Qualquer situação em pista identificada ou reportada devido ao desrespeito desta regra, pode levar a uma penalização após corrida.
  • Os carros que não realizarem a qualificação ou que não conseguirem realizar uma volta rápida, irão arrancar do fim da grelha de partida, não obstante a respetiva classe.

NOTA: Aos pilotos e equipas não participantes na sessão de qualificação é mandatória e requerida a realização de 15 voltas válidas no servidor e respetiva sessão de Treinos livres, por forma a conhecer e interiorizar o layout do circuito, curvas, pontos de travagem e de ultrapassagem. Ao falhar cumprir com a diretiva a organização reserva-se ao direito de excluir os pilotos e equipas em incumprimento de realizarem a respetiva prova.

5.5 – Waiting Time
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Entre as sessões de qualificação e a corrida haverá um período de 120 segundos para que os pilotos possam reentrar na sala rever a sua estratégia e preparar-se para a corrida.

5.6 – Corrida
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Cada evento terá uma duração de corrida de 90 minutos. Todo o carro / piloto terá de realizar uma paragem ‘Long Pit’ mandatória de 180 segundos, sem realizar quaisquer altrerações no carro (pneus/combustível/arranjos) e, cumprindo o tempo estabelecido de 180 segundos até poder sair das boxes retomando à corrida.
OBS: Todo o piloto e equipa não obstante da paragem ‘Long Pit’ mandatória, têm a liberdade de realizar as paragens na box para troca de pneus e/ou reabastecimento consoante a sua tática ou preferência.
NOTA: Não é permitido sair – reentrar no servidor. Todo o piloto / carro que sair e reentrar no servidor será desclassificado – DSQ da prova.

Hora na Pista: (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round)
Condições da Pista (Grip): 98% c/ evolução a partir da 5ª Volta
Temperaturas (Ambiente e Asfalto): Consoante as reais no determinado circuito em questão, podendo ser consultadas aqui.
Fuel Rate: 100%
Damage: 100%
Tire Wear Rate: 100%
Partida: Standing / Rolling Start (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round)
Result Screen Time: 30s (segundos no ecrã dos resultados entre as sessões de corrida)
Qualify Max Wait Percentage: 120s (tempo restante em segundos para terminar a sessão)
Race Over Time: 120s (tempo restante em segundos para terminar a corrida a partir do momento em que o primeiro passa na linha de chegada) 

O Setup é livre, ficando o mesmo ao critério de cada equipa e pilotos. Não será permitida qualquer tipo de coação por parte das equipas. Quaisquer ação em inconformidade ao último parágrafo e, influenciando na classificação final da corrida, será devidamente analisada pela organização e punida de acordo.

BACK TO PITS
É permitido utilizar a função “Back to Pits” retornando à pista em qualquer sessão da prova [treinos, warmup, qualificação, corrida], isento de penalização.
OBS: na eventualidade de motor partido e/ou ficando com o carro parado em pista, DEVEM retirar o mesmo da pista através da opção: [ESC] back to pit, tendo em mente que obtém automaticamente a respetiva penalização do próprio simulador – AC. 

5.7 – Briefing
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É recomendada a presença no nosso Discord de todos os pilotos e equipas inscritas no campeonato, aquando da realização das respetivas provas, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
NOTA: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento em questão, e não na hora do respetivo.

5.8 – Checksum Carro & Pista
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Num intuito de se controlar quaisquer possíveis modificações aos ficheiros quer dos carros bem como das pistas originalmente fornecidos pela organização, ao entrar no servidor o sistema fará uma auto verificação a todo o vosso conteúdo. Em caso de alguma incorreção ou alteração por parte do participante, este ficará automaticamente impedido de entrar na sala e de respetivamente participar no evento.
Apelamos a todos os participantes para que não alterem em nada o conteúdo (carros, pistas, apps…) fornecido pela organização, de forma a se evitar possíveis situações desagradáveis. 

5.9 – ACSR “Assetto Corsa Skill Ratings”
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Todos os resultados das sessões (Qualificação + Corridas) a contar para o campeonato, serão exportadas para o referido sistema de ratings. Podem consultar o respetivo em: Assetto Corsa Skill Rating, efetuar o Login através da vossa conta na Steam e consultar os vossos resultados e ratings.
Este método é fundamente e será tido em conta por parte da organização, aquando da realização de futuros campeonatos ou eventos e, no ‘escrutínio’ de escolha dos pilotos inscritos, tendo em conta o respetivo ‘rating’ (skill / safety).

6. SKINS
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Disponibilizaremos atempadamente um template default, contendo toda a publicidade mandatória e a constar em cada carro. Esta publicidade estará afixada nos devidos lugares do carro previamente determinados pela organização, não sendo permitida a sua adulteração ou reposicionamento. A elaboração das ‘skins – pinturas ‘default’ dos carros, ficarão a cargo da ‘Caesar Skins’ e, na pessoa do ‘Júlio Sousa’. Qualquer intenção da vossa parte em obter uma pintura personalizada, podem entrar em contacto com o Júlio Sousa através do nosso Discord ou da sua página de Facebook.
OBS: Os templates ficarão disponíveis na respetiva aba abaixo ‘Skin Templates’.

A entrega de skins personalizadas deve ser realizada atempadamente e antes do evento se realizar, com envio de todos os ficheiros necessários e essenciais, compactados em 1 ficheiro apenas (7z; rar; zip) e, desde que em conformidade com as normas da Racing 4 Fun, abaixo enunciadas:
*(quaisquer skin em inconformidade com as indicações e normas; ficheiros do carro adulterados ou com erros, será automaticamente eliminada, sendo providenciada uma skin default).

OBS: Todo o carro deve conter o logo da RACING 4 FUN, bem como dos nossos parceiros no design do mesmo. Serão automaticamente ignoradas quaisquer entregas após a data referida ou, que estejam em inconformidade com o respetivo regulamento em vigor.

Na utilização dos logos, pedimos que tenham em atenção e respeitem as seguintes orientações:

  • Na pintura do carro, não devem constar imagens ou linguagem obscena, profanidade, nem referências a outras comunidades, sites ou plataformas. Podem no entanto utilizar logos, imagens e informação de possíveis patrocínios e/ou patrocinadores (a ser avaliado posteriormente pela organização).
  • De modo a originar uma consistência, ao enviar uma skin personalizada para um determinado carro, a mesma deve ser compactada em formato .7z / .rar / .zip
  • A pasta deve conter todos os arquivos relacionados à edição da Skin do carro mas, não deve ser maior que 10 MB. Isto permitirá que o piloto possa utilizar a skin em outras séries, pois o tamanho “rígido” (total) exigido é de 10 MB.

*Desde já o nosso antecipado agradecimento pela atenção e consideração.

7. REGISTO
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As inscrições são livres e isentas de qualquer valor, abertas a todos os interessados e entusiastas. De salientar que a Endurance Series, sendo um conjunto de provas, a inscrição é mediante cada prova.
Qualquer possível gesto monetário da vossa parte é sempre bem vindo e claro, ajuda-nos a colmatar algumas das despesas que temos com toda a logística por parte do servidor, site e de toda a infraestrutura. Aos interessados em contribuir, podem fazê-lo de várias formas, através de
 MBWAY / MB ou Transferência bancária / PayPal.

Agradecemos antecipadamente qualquer gesto da vossa parte, lembrando de que todo e qualquer valor será utilizado única e exclusivamente nas despesas e toda a logística da Racing 4 Fun.

OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar a prova.

 

7.1 – Compromisso
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Tal como nos comprometemos na organização e em toda a logística dos eventos, esperamos igualmente de cada um de vós inscritos o honrar do compromisso realizado. Tomaremos em atenção qualquer falta de consideração ou desrespeito neste sentido, para posterior elegibilidade na participação em futuros campeonatos e/ou eventos organizados pela Racing 4 Fun.

7.2 – As Máquinas ————————–

Foi elaborado um BoP para determinados carros por forma a tornar mais equilibrada a competição. Os valores referênciados podem sofrer alteração caso a organização assim o considere.

(clicar sob o veículo para o maximizar e visualizar a respetiva informação)