Segunda-feira, 14 Outubro, 2024

SISTEMA DE PENALIZAÇÕES

 Este é o sistema de penalizações em vigor no Campeonato de Fórmula 1 

GERAL:

  1. Cortes
  2. Excesso de velocidade nas Boxes
  3. Cortar a linha de saída das boxes
  4. Falsa partida
  5. Sistema de DRS
  6. Bandeiras Azuis
  7. Virtual Safety Car (VRC)
  8. Full Course Yellow (FCY)
  9. Safety Car

CUMPRIMENTO & SANÇÕES:

  • 2 voltas para cumprir a penalização. Terminando as 2 voltas, serão DSQ e posteriormente Expulsos do servidor;
  • Tempo a ser adicionado no final da corrida, caso as penalizações não sejam ou possam ser cumpridas durante a corrida;
  • Se um piloto obtiver uma penalidade na última volta da corrida, pode terminar a mesma, sendo posteriormente adicionados segundos ao seu tempo total de prova;

1. CORTES:

  • 3 avisos de cortes até ser atribuída penalização: Drive Thru
    (após cumprida a penalidade, dispõem de mais 3 avisos para posteriores e possíveis cortes, e assim sucessivamente)

2. EXCESSO DE VELOCIDADE NAS BOXES:

  • Velocidade permitida ao entrar nas boxes é de 80 km/h
  • Ao entrar nas boxes a 100 kph (Drive Thru)*
    (vejam em baixo como fazer cumprir a penalização “DT”)
  • Ao entrar nas boxes a 200 kph (Stop n’ Go 10s)*
    (vejam em baixo como fazer cumprir a penalização “STG”)

3. CORTAR A LINHA DE SAÍDA DAS BOXES:

  • Penalização a cumprir: Drive Thru

4. FALSA PARTIDA:

  • Penalização a cumprir: Drive Thru

5. SISTEMA DE DRS:

  • O sistema só pode ser utilizado após cumpridas as 2 primeiras voltas da corrida;
  • O sistema só pode ser utilizado quando a 1 segundo do carro da frente;
  • A utilização indevida do sistema, dá aso a uma penalização: Drive Thru

6. BANDEIRAS AZUIS:

  • Serão automaticamente mostradas ao carro a ser dobrado, quando os líderes se encontrarem a 2,5 segundos deste.
    *(respeitem ao máximo, e mantenham a devida etiqueta. Não estão definidas penalizações)

7. VIRTUAL SAFETY CAR (VRC):

Após surgir a informação do Virtual Safety Car (VSC) no vosso ecrã, têm de reduzir a velocidade, circulando a uma velocidade não maior do que 80 km/h, mantendo sempre a verde e positivo o vosso delta (surgindo no widget – overlay do VSC). Após a desativação por parte da organização do VSC e qualquer delta em inconformidade (negativo), obtém penalização: Drive Thru (DT)
Sugestão: de modo a evitar alguma desatenção no limite de velocidade permitido (80km/h), devem mapear um botão no CM (content manager) – Pit Limiter. Ao surgir este cenário durante a corrida acionam o “speed limit” evitando assim de ultrapassar a velocidade máxima permitida e consequente penalização.
*(vídeo exemplificativo no final da página)

8. FULL COURSE YELLOW (FCY):

Após surgir a informação do Full Course Yellow (FCY) no vosso ecrã, têm de reduzir a velocidade, circulando a uma velocidade não maior do que 80 km/h, mantendo sempre a verde e positivo o vosso delta (surgindo no widget – overlay do FCY). Após a desativação por parte da organização do FCY e qualquer delta em inconformidade (negativo), obtém penalização: Drive Thru (DT)
*diferença entre o FCY e o VSC, é que no primeiro surge um countdown de 10s antes do mesmo ser ativado e 10s até á sua desativação.
Sugestão: de modo a evitar alguma desatenção no limite de velocidade permitido (80km/h), devem mapear um botão no CM (content manager) – Pit Limiter. Ao surgir este cenário durante a corrida acionam o “speed limit” evitando assim de ultrapassar a velocidade máxima permitida e consequente penalização.
*(vídeo exemplificativo no final da página)

9. SAFETY CAR:

Na possível entrada do Safety Car em pista:

  • TODOS os pilotos devem OBRIGATÓRIAMENTE reduzir a velocidade e manter as atuais posições;
  • O líder deverá colocar-se atrás do Safety Car, seguindo-se do restante pelotão, nas suas respetivas posições atuais de corrida;
    (os pilotos já com uma volta de avanço e estando atrás do Safety Car, devem ultrapassar o referido, e realizar a volta em “full speed“, apanhando novamente o pelotão e reduzindo a velocidade)
  • A comunicação da entrada do Safety Car nas boxes, será comunicada pelo Diretor de Prova, em *respetivo canal de voz;
    (TODOS os pilotos devem permanecer no canal de voz previamente referido e anunciado pela orgaqnização e, com o seu aúdio de entrada ativo. Serão apenas permitidas e possíveis as comunicações da direção de prova).
  • Após a entrada do Safety Car nas boxes, o líder retomará a corrida antes de ultrapassar a linha de partida. Todo o pelotão deve permanecer nas suas posições atuais na corrida, e atentos ao recomeço da corrida por parte do líder, mantendo sempre as distâncias de segurança e respetivos cuidados com todos os intervenientes.

   Drive Thru   
[
Como cumprir: – uma passagem pela Box, respeitando o limite de velocidade imposto em toda a sua extensão (início ao fim). Não devem realizar qualquer pit stop para mudança de pneus / reabastecimento, ou a penalização será invalidade necessitando de retornar à box para a cumprir, lembrando que dispõe de 2 voltas para tal.
*não realizem pitstop. Se o fizerem a penalidade não será executada / cumprida.

   Stop n’ Go   
[
Como cumprir: – ao entrar na Box, param o carro em qualquer parte da mesma, em toda a sua extensão (início ao fim). Não precisam colocar o carro em “N”, basta simplesmente pararem. Se se moverem antes dos 10s terminarem, o tempo ficará em pausa, retomando assim que parem novamente o carro por completo.] Advertimos a todos para que não parem o carro na via principal e sim ao lado da mesma.
*não parem na vossa box, nem realizem pitstop. Se o fizerem a penalidade não será executada / cumprida.

VIRTUAL SAFETY CAR (VSC) / FULL COURSE YELLOW (FCY)

📌 Os convites para a prova: 90M FUJI 🇯🇵 MULTICLASS foram já atribuídos - Confirma no teu e-mail a receção do respetivo.
- Não recebeste convite! Queres participar? Sim, quero.

X