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[Info] :: Tyre App / Gestão

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(@ozbrites-2)
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AC 1.12 Tyre App

As condições dos pneus são mais importantes do que nunca para o Assetto Corsa desde a recente atualização 1.5, complementada pela atualização 1.12. Contém também um aplicativo GUI útil que exibe informações precisas que você provavelmente precisa para realmente entender o que está acontecendo com seu carro:

Infelizmente, não há documentação (facilmente acessível) sobre isso, então tentarei resumir como funciona.

Os elementos exibidos são:

  1. Temperatura do núcleo: Desde a versão 1.3, cada pneu tem temperaturas do núcleo e da superfície separadas.
  2. Temperaturas da superfície: A superfície aquece e esfria mais rapidamente em comparação com o núcleo, além disso, o modelo contém três valores para IMO (interno, meio externo).
  3. Pressão atual: A temperatura dos pneus também influencia a pressão, que novamente influencia a forma e o comportamento de um pneu.
  4. Um código de cores para a aderência atual resultante da temperatura precisa da área de contato.
  5. Indicador de desgaste: Dependendo de como e por quanto tempo você dirige, a durabilidade do pneu diminui.
  6. Código do composto do pneu: Uma forma abreviada dos seus pneus atuais. Normalmente, você pode escolher entre SM (Semlislicks) e ST (Street) em carros de rua e, por exemplo, S (macio), M (médio) ou H (duro) para slicks de carros de corrida, mas existem muitos outros tipos. Isso é muito importante, pois seus valores-alvo em relação a temperaturas e pressão variam entre os compostos.
  7. Novidade em 1.12: Pressão colorida dos pneus. Como o código de cores para o calor, agora você tem verde para boas pressões. Azul = muito baixo, laranja/vermelho = muito quente.

 

#1 Espere, qual aplicativo?

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Quando estiver 'sentado' no carro, pronto a correr, mova o cursor do mouse para a direita até que a barra lateral surja:

Encontre o símbolo do pneu e clique nele, então o aplicativo do pneu aparecerá na tela. Arraste-o para algum lugar que não diminua sua visão, mas você pode identificá-lo facilmente. Depois de ter uma boa posição e tamanho, clique no alfinete para que não seja arrastado acidentalmente e a opacidade seja ativada.

 

#2 Pressão

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Embora as cores sejam as coisas mais óbvias de se ver, aconselho cuidar primeiro da pressão dos pneus. Compostos, até carros e eixos têm diferentes pressões “ótimas”. Se você estiver a apenas alguns psi de distância desse ponto ideal, perderá notavelmente o controle.

Entrada rápida: Na tela de configuração, você vê e ajusta as pressões “frias”. Isso significa que seus pneus estão tão frios quanto a temperatura ambiente. Depois de dirigi-los por alguns minutos, eles ficarão “quentes”, o que aumenta muito as pressões. Agora você pode observar a cor no aplicativo e julgar se precisa modificar as pressões frias.

Embora eu tenha a opinião de que você não deve mexer na configuração ao começar com AC ou simracing (em vez disso, concentre-se no básico e na consistência antes), a pressão dos pneus pode ser a exceção. Dependendo da configuração padrão, eles podem fazer uma grande diferença nos tempos de volta, mas também decidir se o carro está bem controlado ou não. Isto é especialmente verdadeiro para os carros de rua. A Kunos usa as configurações de fábrica para seus carros padrão e eles são otimizados para consumo de combustível e segurança em primeiro lugar - e forças comparativamente baixas. Para uma visita a uma pista de corrida - mesmo como iniciante - você pode diminuir as pressões em 4 ou 5 psi sem dúvida.

Um pouco mais avançado: você também pode usar a pressão para aumentar ou diminuir o aquecimento dos pneus. Vá um pouco abaixo da pressão ideal e seus pneus aquecerão um pouco melhor. O oposto para pressões mais altas. A realização de aquecimento com certeza não é exagerada, mas está lá. Encontre um bom compromisso para a situação dada. No AC a parte da pressão é mais importante, então se você achar que seus pneus estão muito frios e abaixo da pressão ideal, vá para o último e configure-o de forma que o aplicativo dê uma cor verde-azulada para a pressão.

Também não tenha medo de fazer tudo isso de forma assimétrica. Muitas pistas não sobrecarregam tanto os pneus internos. O mesmo para os eixos dianteiro e traseiro: misture diferentes pressões na tela de configuração para que seus dados estejam corretos durante a direção.

 

#3 Temperatura

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Isso é muito fácil de detectar. O 'remendo' do contato é verde, você está bem. Azul: Muito frio. Laranja/Vermelho: Muito quente. Para orientação, Aristóteles postou alguns números:

Muito cuidado ao dar partida com pneus frios, qualquer carro fica muito, muito diferente e sem graça. Os pneus também precisam de várias voltas até que se estabeleçam em algo estável em relação às temperaturas, não julgue muito rapidamente.

Você também notará que a temperatura central é algo mais estável, enquanto a temperatura da superfície está mudando muito rapidamente – por exemplo, um pneu pode superaquecer durante uma curva longa. Não se preocupe muito, é impossível sempre atingir as temperaturas perfeitas - mas certifique-se de não demorar muito em condições de frio ou calor.

O que pode ser feito para aquecer ou resfriar os pneus? Bem, existem muitos truques, mas poucos são fáceis. A maneira mais eficaz em pneus GT é escolher o composto correto. Os macios ficam felizes muito cedo, mas tendem a superaquecer. Use-os quando a temperatura ambiente estiver baixa o suficiente e/ou quando você não conseguir aquecer os Mediums, e assim por diante. Não hesite em usar Medium ou mesmo Hards, a diferença no desempenho deles não é tão grande.

Certifique-se também de não superaquecer os pneus com freios deslizantes ou travados. Tente não ultrapassar os pneus muito quentes, vire o mais suave e o mínimo possível.

 

#4 Exemplo prático: ajuste de pressão

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Vamos ver um tutorial básico de como utilizar o aplicativo de pressão para fazer as coisas funcionarem melhor. Para isso escolhi o Evento Especial “De Volta para o Futuro”, para que possamos ter configurações comparáveis com um clique.

Para esta sequência, escolhi algum tipo de ritmo “confortável”. Condução suave que realmente não visa a volta mais rápida, mas me permite dirigir de forma consistente para que possamos ver os resultados sem muita interferência de derrapagens, giros e erros. Esse é basicamente o ritmo que pegaríamos em uma corrida quando é mais importante encontrar um ritmo e terminar sem erros.

Vamos começar com a configuração padrão:

Quando o seu concessionário Nismo entrega as chaves do seu novo GT-R, você pode esperar que os pneus tenham 30 psi nas 4 rodas. Se você pular instantaneamente para Silverstone internacional agora, notará que isso não é perfeito. Os tempos de volta estão entre 1:12.578 e 1:13.037.

Notável é que a roda dianteira esquerda tem muita pressão devido a todas aquelas curvas de alta velocidade. A traseira esquerda é fria como pedra, mas tem 36 psi verdes e brilhantes. Vamos apenas tentar ter essa pressão nas 4 rodas colocando -4 psi no FL e -1 psi no FR/RL:

Agora temos pressões assimétricas no início, mas em 2 voltas elas estão no local em toda a volta. Eu estava bem mais rápido agora, mas ainda mais importante: a confiança e a consistência melhoraram também. Os tempos de volta estão entre 1:12.239 e 1:12.534 agora, apenas 0,295s de diferença entre o melhor e o pior (em comparação com 0,459s com a configuração padrão).

Isso deve ser tudo por enquanto! Não tão difícil, hein? Mas lembre-se de que isso depende muito do carro, da pista, da temperatura ambiente, do composto do pneu e do estilo de direção. Essas pressões agora provavelmente não são ruins para uma volta rápida, mas também não são perfeitas: elas mudarão com os riscos assumidos, uma direção mais nítida e agressiva e o uso do Controle de Tração.

Bem, se você quiser ir um pouco além do básico: ainda temos um pneu traseiro esquerdo muito frio. O núcleo de 62 ° não é exatamente o 80-90 ° que um Semislick deseja ter. Lembra que baixas pressões esquentam um pouco mais os pneus? Nas capturas de tela, podemos ver que 35 e 36 psi são verdes brilhantes. Talvez possamos melhorar a configuração baixando a pressão abaixo de 35 psi para obter alguma temperatura em troca:

Sim, funcionou. Até fiz minha melhor volta com 1:12.203 neste setup, mas: Dá para ver também que as pressões dianteiras estão em 37 psi, diferente do resultado anterior. Antes de chegarmos à conclusão de que a temperatura elevada na traseira está me dando diretamente uma volta mais rápida, prefiro pensar que me senti melhor e mais previsível, então meu ritmo de conforto foi maior. Não sou uma máquina e a confiança no carro é um fator enorme para a velocidade real. Mas isso não torna os ajustes de configuração menos importantes, certo?

Escolhi este exemplo porque acredito que tanto a pista quanto o carro estão disponíveis sem DLC. Se eu estiver enganado, por favor me avise para que eu possa encontrar um exemplo diferente. Além disso, a pista é muito técnica, precisaríamos de algo mais fácil.

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Os pneus precisam de amor e atenção – eles conectam seu carro à estrada!

Mesmo que você não goste muito de números e configurações, tente mergulhar nas temperaturas e pressões. Vale absolutamente a pena e pode até mudar o quão agradável é um carro. O seu Abarth 500 Assetto Corse está a sobrevirar demasiado? Talvez suas partes traseiras não recebam calor e, portanto, faltem temperatura e pressão. Adicione 4 psi e tente novamente.

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