Publicado a 19.01.2023
Alterado 09.02.2023
(consultar as alterações no final da página “comments”)
0. INFO
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A MX5 Cup será disputada individualmente – 1 piloto por carro, sendo admitidas à partida 30 inscrições e, contará com seis provas. O carro a se utilizar no campeonato será o ‘Miata’ – Mazda MX-5 do Assetto Corsa.
OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar o campeonato.
1. CALENDÁRIO
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O calendário das corridas será o proposto pela organização. As corridas serão à Quarta-feira, com início do evento agendado para as 21h45. Todos os horários detalhados serão informados e relembrados atempadamente a todos os inscritos por documento Briefing bem como no nosso discord e respetivo canal referente ao evento. As transmissões ficarão a cargo da organização Racing 4 Fun e, nos nossos canais de YouTube , Twitch e Facebook (em simultâneo), com a parceria e colaboração do canal NAMINHATERRA
PROVA | CIRCUITO | SESSÕES / DURAÇÃO | DATA | HORA |
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1 | Aosta Grand Sport | Q: (a determinar no Doc. Briefing) + R1: 20m + R2: 20m | 1 Fevereiro 2023 | 9H:45M pm (WET) |
2 | Circuito Vasco Sameiro | Q: (a determinar no Doc. Briefing) + R1: 20m + R2: 20m | 8 Fevereiro 2023 | 9H:45M pm (WET) |
3 | Circuit Mas Du Clos | Q: (a determinar no Doc. Briefing) + R1: 20m + R2: 20m | 15 Fevereiro 2023 | 9H:45M pm (WET) |
4 | Laguna Seca Raceway | Q: (a determinar no Doc. Briefing) + R1: 20m + R2: 20m | 22 Fevereiro 2023 | 9H:45M pm (WET) |
5 | Watkins Glen Boot | Q: (a determinar no Doc. Briefing) + R1: 20m + R2: 20m | 1 Março 2023 | 9H:45M pm (WET) |
6 | Tsukuba Circuit | Q: (a determinar no Doc. Briefing) + R1: 20m + R2: 20m | 8 Março 2023 | 9H:45M pm (WET) |
2. SISTEMA DE PONTUAÇÃO
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O sistema de pontuação adotado será tendo em conta o número total de inscritos. Tendo como exemplo meramente descritivo, apontando a um total de 30 inscritos, a pontuação proceder-se-á da seguinte forma tendo em consideração ambas as corridas (mangas):
Qualificação:
Posição: | 1º | 2º | 3º |
---|---|---|---|
Pontos: | 3 | 2 | 1 |
1ª & 2ª Mangas:
Posição: | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º | 11º | 12º | 13º | 14º | 15º | 16º | 17º |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Pontos: | 70 | 65 | 61 | 58 | 55 | 52 | 49 | 46 | 43 | 40 | 38 | 36 | 34 | 32 | 30 | 28 | 26 |
Posição: | 18º | 19º | 20º | 21º | 22º | 23º | 24º | 25º | 26º | 27º | 28º | 29º | 30º | 31º | 32º | 33º | 34º |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Pontos: | 24 | 22 | 20 | 18 | 16 | 14 | 12 | 10 | 9 | 8 | 7 | 6 | 5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
*será atribuído 1 ponto extra ao piloto que realize a volta mais rápida durante a corrida, ao terminar a mesma no Top 10 da classificação geral.
NOTA: todos os participantes pontuam sendo a pontuação sempre revista e reajustada de acordo com o número total e final de inscritos.
2.1 – Percentagem de Corrida
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Todo o piloto só pontua se completando 90% da percentagem total de corrida em relação ao 1º classificado. Válido apenas se o piloto cruzar a linha de meta invalidando se realizado “Back-to-pit”.
3. REGRAS
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3.1 – Infrações e Incidentes
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Todas as infrações cometidas durante a corrida e qualificação, serão sancionadas pela nossa APP: Real Penalty, devidamente configurada, atribuindo automaticamente penalizações, em tempo real. Todos os restantes incidentes de corrida, serão revistos por membros da comissão organizadora, mediante o envio de Report, através do formulário no respetivo menu do campeonato, no site. O envio do report deverá ser efetuado num prazo máximo de 24h após terminado o evento.
NOTA: Consideramos válidas todas as situações quando reportadas mediante o uso do replay no seu respetivo formato original, desconsiderando o formato de stream ou outros. Qualquer decisão será posteriormente apresentada aos pilotos e carros envolvidos e, todas as penalizações necessárias serão atribuídas até ao evento seguinte.
OBS: Todo o carro e piloto reportados serão posteriormente contactados pela organização, podendo assim justificarem-se e apresentar a sua possível defesa.
A organização reserva-se no direito de analisar e sancionar qualquer situação merecedora de intervenção direta após o evento, indo contra a boa conduta de corrida, desportivismo, etiqueta ou outros.
3.2 – Comportamentos em Pista
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Alguns comportamentos e conceitos a ter em pista e, com todos os intervenientes que nela constam. Algumas regras de etiqueta desportiva, a que todos devem proceder e respeitar. Aconselhamos vigorosamente a atenta leitura e cumprimento do conteúdo no documento.
4. INTERFACE & SERVIDOR
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Utilizaremos a Interface e Manager, a que já estamos habituados (ACSM). Aqui constará toda a info dos participantes, classificação, resultados de corrida, Live Timing e Live Map, bem como toda a logística dos Rounds e respetivas sessões.
5. FORMATO DAS SESSÕES
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5.0 – Free Testing & Free Practice
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O servidor estará aberto 24/7, para que possam testar os carros (em uma pista que não as referenciadas no campeonato) e, ao Real Penalty, estando dependentes apenas do vosso horário e disponibilidade pessoal. O servidor encontra-se acessível através do Site, Menu » [SERVIDORES] » MAZDAMX5 CUP, através do CM – Content Manager ou ingame – AC.
5.1 – Treinos Livres (Oficiais) – ‘Required Looping Practice Laps’
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De modo a garantir uma boa qualidade das corridas, todo o piloto tem obrigatoriamente de completar 20 voltas válidas no servidor de treinos livres (looping server – free practice), de modo a ficar habilitado de poder participar no evento.
NOTA: Os pilotos têm de realizar 20 voltas válidas, até se iniciar a sessão de ‘Warmup’ às 21:00h (9pm). Quem até esta hora não tiver realizado as 20 voltas válidas, automaticamente não constará na ‘entry list’ para o evento, não conseguindo entrar já na sessão de ‘Warmup’.
OBS: Confirmar as voltas válidas no sTracker – link (botão) inserido no live timing da interface ACSM.
Ao falhar cumprir com a diretiva o(s) piloto(s) em incumprimento fica(m) automaticamente impedido(s) de tomar parte no evento.
5.2 – Reinício do Servidor
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A poucos minutos do início do evento oficial e, respetiva sessão de “Warmup” o servidor será reiniciado por forma a se evitar e colmatar possíveis eventualidades, tentando garantir a melhor performance e funcionalidade do respetivo.
5.3 – Warmup
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A sessão inicia-se 30 minutos antes da sessão de Qualificação. Uma vez na sala / servidor, não necessitam sair da mesma, sendo que a sessão transitará automaticamente.
*todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e, prontamente nos horários respetivamente definidos.
5.4 – Qualificação
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A Qualificação será realizada no dia do evento, às 21h45. A abertura do servidor para a respetiva sessão de qualificação, marcará o início da mesma que, terá uma duração a determinar consoante cada prova e a anunciar no documendo briefing. Os melhores tempos válidos dos vários pilotos, vão ditar a ordem de partida dos respetivos para a corrida.
Os pilotos que não estiverem a realizar uma volta rápida (outlap), devem ceder passagem aos pilotos que seguem atrás e, que possam estar a realizar a sua volta rápida. Qualquer situação em pista identificada ou reportada devido ao desrespeito desta regra, pode levar a uma penalização após corrida. Os pilotos que não realizarem a qualificação ou que não conseguirem realizar uma volta rápida, arrancam do final da grelha de partida.
NOTA: Aos pilotos não participantes na sessão de qualificação é aconselhado pela organização a realização antecipada de algumas voltas válidas no servidor, por forma a conhecer e interiorizar o layout do circuito, curvas, pontos de travagem e de ultrapassagem, bem como à aplicação do Real Peanlty. Não obtendo qualquer tempo, podem participar na sessão de corrida, desde que entrando no servidor até 20 segundos da luz verde e respetiva largada da corrida, lembrando que iniciam a mesma dos últimos lugares na grelha de partida.
5.5 – Waiting Time
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Antes do início da corrida haverá um período de 120 segundos para que os pilotos possam (re)entrar na sala e/ou rever a sua estratégia preparando-se para a corrida.
5.6 – Corrida
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As corridas são compostas por 2 Mangas, ambas com a duração de 20 minutos e em modo ‘Standing Start’. A grelha de partida para a 2ª manga será baseada e consoante a classificação final da 1ª manga, sendo o Top 10 revertido. Não é requerida qualquer paragem nas boxes para troca de pneus ou reabastecimento, ficando toda esta logística e estratégia a critério de cada piloto.
NOTA: Uma vez na sala / servidor, não necessitam sair da mesma, sendo que a sessão transitará automaticamente.
*todos os horários são automáticos, pelo que as sessões iniciam-se de acordo e, prontamente nos horários respetivamente definidos.
Hora na Pista: (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round) Condições da Pista (Grip): 98% c/ evolução de 1% de grip a cada 2 voltas Temperaturas (Ambiente e Asfalto): (a ser enviado em documento briefing, antecedendo cada round) Fuel Rate: 100% Damage: 100% Tire Wear Rate: 100% Partida: Standing Start Result Screen Time: 60s (segundos no ecrã dos resultados entre as sessões de corrida) Qualify Max Wait Percentage: 180s (tempo restante em segundos para terminar a sessão) Race Over Time: 180s (tempo restante em segundos para terminar a corrida a partir do momento em que o primeiro passa na linha de chegada) |
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O Setup é FIXO, ficando livres apenas alguns parâmetros: [Tyres]; [Fuel]; [Aero]; [Generic: Bias | Power]; [Pit Stop]. Este campeonato é individual, um piloto por carro não existindo dupla de equipas.
Quaisquer ação em inconformidade ao último parágrafo e, influenciando na classificação final da corrida, será devidamente analisada pela organização e punida de acordo.
BACK TO PITS
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Não é permitido utilizar a função “Back to Pits” e voltar à pista após isso. Quem o fizer, será desqualificado – ficando com o carro inamovível nas boxes. Esta inibição estará ativa nas sessões de Qualificação e Corrida.
Só é permitida a utilização desta opção após ter entrado devidamente com o carro nas boxes e, parando no vosso respetivo lugar. Só assim podem fazer uso do [ESC] – back to pit, podendo depois então realizar quaisquer possíveis ajustes ao vosso setup. Qualquer utilização desta opção enquanto ainda em pista resultará num automático “Teleport to pits”, sem a possibilidade de poder retornar à pista, ficando com o carro inamovível nas boxes.
OBS: em caso de infração durante a sessão de qualificação, o vosso tempo continua a contar até ao término da sessão e, terá tido em conta para a grelha de partida para a corrida.
NOTA: na eventualidade de motor partido e/ou ficando com o carro parado em pista, DEVEM retirar o mesmo da pista através da opção: [ESC] back to pit, tendo em mente que obtém automaticamente a respetiva penalização.
5.7 – Briefing
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É recomendada a presença no nosso Discord de todos os pilotos inscritos no campeonato, aquando da realização das respetivas provas, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
NOTA: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento em questão, e não na hora do respetivo.
5.8 – Checksum Carro & Pista
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Num intuito de se controlar quaisquer possíveis modificações aos ficheiros quer dos carros bem como das pistas originalmente fornecidos pela organização, ao entrar no servidor o sistema fará uma auto verificação a todo o respetivo conteúdo. Em caso de alguma incorreção ou alteração por parte do participante, este ficará automaticamente impedido de entrar na sala e de respetivamente participar no evento e campeonato.
– Apelamos a todos os partipantes para que não alterem em nada o conteúdo (carros, pistas, apps…) fornecido pela organização, de forma a se evitar possíveis situações desagradáveis.
5.9 – ACSR “Assetto Corsa Skill Ratings”
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Todos os resultados das sessões (Qualificação + Corridas) a contar para o campeonato, serão exportadas para o referido sistema de ratings. Podem consultar o respetivo em: Assetto Corsa Skill Rating, efetuar o login através da vossa conta na Steam e consultar os vossos resultados e rating.
Este método é fundamente e será tido em conta por parte da organização, aquando da realização de futuros campeonatos ou eventos e, no ‘escrutínio’ de escolha dos pilotos inscritos, tendo em conta o respetivo ‘rating’ (skill / safety).
6. SKINS
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Disponibilizaremos atempadamente um template default, contendo toda a publicidade mandatória e a constar em cada carro. Esta publicidade estará afixada nos devidos lugares do carro previamente determinados pela organização, não sendo permitida a sua adulteração ou reposicionamento. A elaboração das ‘skins – pinturas ‘default’ dos carros, ficarão a cargo da ‘Caesar Skins’ e, na pessoa do ‘Júlio Sousa’. Qualquer intenção da vossa parte em obter uma pintura personalizada, podem entrar em contacto com o Júlio Sousa através do nosso Discord ou da sua página de Facebook.
OBS: Os templates ficarão disponíveis na respetiva secção dos ‘Downloads’ abaixo.
A entrega de skins personalizadas deve ser realizada atempadamente e antes do evento se realizar, com envio de todos os ficheiros necessários e essenciais, compactados em 1 ficheiro apenas (7z; rar; zip) e, desde que em conformidade com as normas da Racing 4 Fun, abaixo enunciadas:
*(quaisquer skin em inconformidade com as indicações e normas; ficheiros do carro adulterados ou com erros, será automaticamente eliminada, sendo providenciada uma skin default).
OBS: Todo o carro deve conter o logo da RACING 4 FUN, bem como dos nossos parceiros no design do mesmo. Serão automaticamente ignoradas quaisquer entregas após a data referida ou, que estejam em inconformidade com o respetivo regulamento em vigor.
Na utilização dos logos, solicitamos alguma atenção nas seguintes orientações:
- Na pintura do carro, não devem constar imagens ou linguagem obscena, profanidade, nem referências a outras comunidades, sites ou plataformas. Podem no entanto utilizar logos, imagens e informação de possíveis patrocínios e/ou patrocinadores (a ser avaliado posteriormente pela organização).
- De modo a originar uma consistência, ao enviar uma skin personalizada para um determinado carro, a mesma deve ser compactada em formato .7z / .rar / .zip
- A pasta deve conter todos os arquivos relacionados à edição da Skin do carro mas, não deve ser maior que 10 MB. Isto permitirá que o piloto possa utilizar a skin em outras séries, pois o tamanho “rígido” (total) exigido é de 10 MB.
- Só serão aceites as pinturas enviadas através do botão abaixo ‘Envio de Skin’.
Desde já o nosso antecipado agradecimento pela atenção e consideração.
7. REGISTO
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As inscrições são livres e isentas de qualquer valor, abertas a todos os interessados e entusiastas.
Agradecemos antecipadamente qualquer gesto da vossa parte, lembrando de que todo e qualquer valor será utilizado única e exclusivamente nas despesas e toda a logística da Racing 4 Fun.
OBS: O limite de inscrições vai ao encontro do bom funcionamento e fluidez do servidor. Caso não esteja reunido o número mínimo previsto, reserva-se à organização o direito de não realizar a prova.
7.1 – Compromisso
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Tal como nos comprometemos na organização e em toda a logística dos eventos, esperamos igualmente de cada um de vós inscritos o honrar do compromisso realizado. Tomaremos em atenção qualquer falta de consideração ou desrespeito neste sentido, para posterior elegibilidade na participação em futuros campeonatos e/ou eventos organizados pela Racing 4 Fun.
Como já mencionado, o sistema de fiscalização e penalização in-game será a aplicação Real Penalty, devidamente configurada com as especificações abaixo referidas.
Geral:
- Cortes
- Excesso de Velocidade nas Boxes (entrada)
- Cortar a linha de saída das Boxes
- Falsa Partida (Jump Start)
- Bandeiras Azuis
- Virtual Safety Car (VRC)
- Full Course Yellow (FCY)
- Safety Car
Assistências | Informação do Servidor | Discord:
ABS: FACTORY
TC: FACTORY
SC: OFF
AUTO CLUTCH: OFF
TYRE BLANKET: ON
DRS: OFF
VIRTUAL MIRROR: ON
OPPONENT HEADLIGHTS: OFF
SETUP: FIXED [Free: Pressure | Fuel | Electronics | Generic | Pitstop]
SOL: facultativo
CUSTOM SHADERS PATCH: facultativo
- Random (Sol) *variável (a ser enviado em documento briefing, antecendo cada round)
*toda uma nova e melhorada experiência, possuindo o SOL / CSP, instalados no vosso sistema.
Anúncio automático do Evento / Servidor no Discord, por parte do BOT “The Server Master“, no respetivo canal:
- Aviso a 24h do início do evento
- Aviso a 1h do início do evento
- Aviso na hora do evento e com respetivo link para entrada na sala
NOTA: É recomendada a presença no nosso Discord de todos os pilotos inscritos no campeonato, aquando da realização dos respetivos rounds, por forma a receber instruções e esclarecimento de possíveis questões.
Obs.: Qualquer assistência de maior, terá de ser reportada antes do evento, e não na respetiva hora do respetivo.
Downloads
Carros: Mazda MX-5 Cup – ‘Miata’ (Kunos – Japanese Pack) | Safety Car
Template Default: MX-5 template default
Pistas: Aosta Grand Sport | Circuito Vasco Sameiro | Circuit Mas Du Clos | Laguna Seca Raceway (Kunos) | Watkins Glen Boot | Tsukuba Circuit
*quaisquer alterações ou “Fix”, disponibilizaremos as respetivas correções atempadamente.
Extensão (pista): Aosta_R4F_extension_1.0 | Laguna Seca Extra Pits
*primeiramente e, antes de proceder à instalação da ‘extensão’, procedam à instalação da pista (em cima).
Update / Fix (pista): Vasco Sameiro_R4F update *(sigam as indicações no ‘Readme_Install’)
*primeiramente e, antes de proceder à instalação do ‘update’, procedam à instalação da pista (em cima).
Skins / Pinturas: Mazda MX-5 Cup_Skins_v1 | Mazda MX-5 Cup_Skins_v2 | Mazda MX-5 Cup_Skins_v3 | Mazda MX-5 Cup_Skins_v4
App RP: RealPenalty v1.02.00 (client)
Instalação: Drag n’ Drop p/o Content Manager, procedendo à respetiva instalação.
Todo o conteúdo é livre e gratuíto uma vez possuindo o Assetto Corsa e os DLCs necessários. A Racing 4 Fun não está, deste modo, em qualquer infringimento de possíveis direitos de autor.
Obs: possibilidade de obter o conteúdo referente às pistas através do “auto-download” do Content Manager, bem como através da interface ACSM (Live Timing) > Event Details